Etiquetas adesivas e lacres de segurança são mais importantes do que você imagina. Afinal, o sucesso nas vendas de um produto depende, da experiência que esses materiais proporcionam ao usuário.
Em ambientes corporativos, etiquetas adesivas e lacres de segurança são essenciais para o funcionamento de empresas de diversos segmentos, especialmente da Indústria. São eles que garantem que um produto específico da empresa é exatamente o que saiu das mãos do funcionário na fábrica, por exemplo.
O que são e para que servem as etiquetas adesivas e lacres de segurança?
As etiquetas têm como função garantir a idoneidade do produto. São, também, uma maneira de atrair a atenção dos consumidores, diferenciando seu produto e valorizando sua marca.
Se o seu segmento é muito concorrido, portanto, etiquetas e lacres de segurança deixam de ser detalhes para se tornarem diferenciais. Nesse sentido, as principais funções desses itens podem ser:
- Atestar a autenticidade: Eles garantem ao consumidor que se trata de mercadoria original, e não de uma imitação. Para tal, são necessários alguns cuidados de segurança, de modo que a etiqueta não seja retirada de um produto genuíno e colocada em uma falsificação, nem mesmo copiada.
- Etiqueta de patrimônio: Usada para controle de patrimônios de uma empresa.
- Produtos novos: Utilizado no fechamento de produtos novos, ainda na fábrica. Pode ser aplicado na indústria farmacêutica, tecnologia, cosméticos e etc.
- Fraudes: Pode ser usado em roletas e contadores, pois asseguram que o objeto não foi mexido, prevenindo fraudes. Útil também para documentos confidenciais.
- Garantia: Muito aplicado em aparelhos eletrônicos, é inserida em locais onde há a provável tentativa de abertura do equipamento, evidenciando a tentativa.
- Segurança: Essa etiqueta lacre também pode ser utilizada para garantir a segurança de documentos confidenciais ou produtos de alto valor, para inibir a possível ação de um criminoso que deseja violar a embalagem.
- Produtos de higiene pessoal: Quando são oferecidos em hotéis e hospitais, os objetos como escova de dente descartável, possuem o lacre de segurança para garantir que aquele produto terá um uso único, e após o uso será descartado.
Há diversos tipos de etiquetas, como as para impressoras – que podem ser impressas a jato de tinta ou laser -, aquelas aplicadas nas roupas – muito observadas pelos consumidores como indicativo de qualidade -, as adesivas ou autocolantes, e ainda:
- as fitas personalizadas;
- as etiquetas personalizadas;
- os rótulos adesivos;
- os lacres adesivos;
- as etiquetas especiais;
- as etiquetas de códigos de barras;
- as tags, que são etiquetas sem adesivo, geralmente penduradas, costuradas, amarradas ou encaixadas nos suportes;
- as hang tags, displays que servem para exibir determinados produtos com peso e gramatura;
- as fitas de transferência térmica (TTR), também chamadas ribbons, que são películas de plástico com revestimento de cera, resina ou ambos.
Qual é a relação entre segurança e preço nas etiquetas?
A segurança que uma etiqueta proporciona e o valor de venda de um produto estão diretamente associados.
Uma etiqueta de patrimônio, por exemplo, com muitos recursos de segurança, é mais difícil de ser reproduzida, o que torna um pouco mais cara a sua confecção, isso quando comparamos com outros modelos menos complexos.
A tiragem alta deve ser a meta da sua produção. Até porque quanto maior for o seu pedido (10, 20 ou 30 mil itens) menor será o custo unitário das etiquetas e lacres de segurança. Desse modo, para imitá-la, o falsificador teria que gastar muito mais.
Um dos mecanismos de segurança mais eficientes é a holografia customizada nas etiquetas VOID. Geralmente, quanto maior a segurança do recurso, maior o volume de produção para que valha a pena investir nele.
A holografia em geral cria etiquetas em formato de tarja, que podem ser customizadas ou padronizadas. Além dela, há outros recursos de seguranças aplicados nas etiquetas:
- a microletra, uma impressão elevada de qualidade sobre a qual se podem gravar letras minúsculas, visualizáveis apenas por lupa;
- o fundo numismático, que consiste em estampar no interior da imagem linhas não identificáveis por copiadoras ou scanners;
- o código de barras e os Identificadores Únicos, impressão em TTR que é estampada sobre os lacres;
- as tintas reagentes, que apenas mostram o conteúdo se ele for submetido à luz ultravioleta ou ao contato com determinados metais.
Por que usar lacres de segurança no trabalho?
As empresas que entregam determinados tipos de mercadorias devem comprovar técnicas eficazes de segurança para que o relacionamento entre a organização e o cliente seja mais transparente.
Isso é importante para uma boa gestão do trabalho. Uma dica é usar o lacre de segurança adesivo para entregar as mercadorias que viajam muito para chegar ao destino.
Há diversos modelos que apresentam a mesma finalidade, que é a preservação da integridade da embalagem do produto, deixando o cliente confiante de que sua encomenda não foi adulterada ao longo do trajeto.
Além de prevenirem contra a violação dos produtos, as etiquetas adesivas têm outras funções.
No caso de eletrônicos, por exemplo, o lacre de segurança fica posicionado sobre parafusos ou áreas de junção das peças. Assim, pode-se garantir que apenas profissionais autorizados mexam no equipamento, evitando a perda da garantia.
As etiquetas de segurança são valiosas como lacres de identificação únicos, exibindo os números de série. Assim, eles não podem ser usados em outros aparelhos.
O serviço pode ser customizado de acordo com as necessidade mas, em geral, eles apresentam sua própria identificação “lacre de segurança”. Sempre que a etiqueta é retirada, o lacre se rompe, confirmando que a embalagem foi aberta.
As etiquetas e lacres têm um importante papel na manutenção da integridade do produto. Trata-se de uma ferramenta que otimiza o relacionamento entre a empresa e o cliente, inspirando confiança na organização. Além disso, eles contribuem para valorizar a marca.
Compartilhe este artigo com seus amigos para que eles saibam o quanto o lacre de segurança é significativo para todo tipo de comércio.
Até a próxima!