Quer entender o rótulo de cerveja de uma vez por todas?
Seja para consumir melhor ou para criar um rótulo para sua produção, chegou a hora!
Se você é um amante da cerveja artesanal ou até mesmo um admirador que está começando agora a ingressar neste mundo, com certeza não toma nem uma gota de cerveja sem olhar o rótulo. E tá certíssimo! É muito importante compreender o que significa cada uma das informações presentes no rótulo para acertar na escolha que mais se adapta ao seu paladar!
O rótulo tem o poder de informar e hoje nós vamos ajudar você a desmistificar os dados presentes nele!
Informações necessárias no rótulo
Além de motivos comerciais, existem motivos legais pelos quais é obrigatória a rotulação de cerveja. A rotulagem de bebidas é regulamentada pelo Decreto nº 6.871 de 2009, mas também existem outras regras definidas por outras instituições, como a INMETRO, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a ANVISA. As informações que devem obrigatoriamente constar em um rótulo de cerveja são:
- Nome empresarial do produtor (antiga razão social);
- Endereço do produtor;
- Identificação clara do endereço de fabricação, quando terceirizado;
- Número de registro do produto no MAPA;
- Denominação do produto;
- Ingredientes;
- Teor alcoólico;
- Data de fabricação;
- Data de validade.
Então é importante para você, microprodutor, ter em mãos essas informações sobre a sua cerveja. Afinal, a partir do momento em que você quiser estocar e transportar, ela já deve estar rotuladíssima!
Agora, como estamos falando de cervejas artesanais, outras informações (não obrigatórias) fazem parte de grande parte dos rótulos e capturam os olhares de quem está buscando a bebida na prateleira.
Vamos lá, começando com os básicos – estilo, ABV, IBU e EBC…
Estilo
Existem mais de 100 estilos diferentes de cerveja. Elas são classificadas algumas famílias como as Ales, Lagers, Porters, Stouts e Lambics. Dentro dessas classificações existem dezenas de estilos. As mais consumidas no Brasil são as Lagers, as chamadas cervejas de baixa fermentação. Dentro da família Lager, existem a Malzbier, a Pilsner, a American Lager, e por aí vai.
ABV (Alcohol By Volume)
É o índice que informa o teor alcoólico da cerveja a cada 100ml. Ou seja, se uma cereveja por exemplo indicar “4,5% ABV”, a cada 100ml de cerveja, há 4,5ml de álcool. O ABV é importante não só para saber o quão pra lá de Bagdad você vai ficar, mas também pode influenciar no sabor final. Cervejas com maior teor alcóolico tendem a ter o sabor e o aroma mais atenuados.
IBU (International Bitterness Unit)
IBU é uma escala inglesa que indica o amargor da cerveja e, consequentemente, sua força. Quanto maior a IBU, mais amarga (ou lupulada) é a cerveja.
Há quem diga que os valores variam entre 4 e 70 IBU e que o paladar humano não reconhece o sabor mais acentuado acima disso… Entretanto, existem diversas cervejas descritas com IBUs mais altos e até mesmo IBU 100!
EBC (European Brewery Convention) e SRM (Standard Reference Method)
São duas escalas para medição da cor das cervejas. A legislação brasileira utiliza a EBC como padrão.
Pela EBC, uma cerveja é considerada clara quando apresenta um índice de até 20 EBC. Se no rótulo da sua cerveja, o EBC constar maior que 20, você está bebendo uma cerveja escura.
Algumas informações sensoriais também são super interessantes para quem está lendo um rótulo de cerveja.
Análise Sensorial
Em alguns rótulos específicos de cerveja artesanal, as cervejarias indicam como será sua experiência, apontando aroma, paladar, aftertaste e até como cada ingrediente é traduzido em sabores e sensações.
Outras informações que podem ser encontradas com facilidade nos rótulos de muitas cervejarias são:
- copo ideal;
- temperatura ideal;
- dicas de harmonização;
Algumas informações técnicas, um pouco mais raras, podem ser vistas também! Utilizadas principalmente como divulgação de um diferencial de mercado, detalhes da produção são super interessantes, mas podem ser difíceis de compreender.
Alguns exemplos são:
Dry-hopping, single hop e wet-hopping
Pode parecer difícil, mas não é! O rótulo acima indica que a cerveja dentro da garrafa passou por um procedimento chamado dry-hopping. Isso nada mais é que uma técnica de adição de lúpulo (ingrediente que responsável pelo amargor) na cerveja após o resfriamento, ou seja, na fermentação. A diferença no produto final é que os aromas do lúpulo ficam muito mais evidentes.
Quando apenas uma variedade de lúpulo é adicionada à cerveja, o processo é chamado de single hop. Já quando acontece por meio do uso de lúpulos frescos ao invés de lúpulos secos, a técnica é chamada de wet-hopping.
Puro malte
Quando você vir o selo “100% malte” em um rótulo de cerveja, isso quer dizer que essa cerveja tem 100% dos açúcares derivados do malte da cevada, sem qualquer tipo de ingrediente adjunto, como milho ou arroz.
O design do rótulo
Antigamente, os rótulos só serviam para mostrar todas essas informações para o cliente final. Hoje em dia, com o mercado da cerveja artesanal crescendo, é necessário se destacar de alguma forma, e a criatividade na hora de planejar o design do rótulo é sempre bem-vinda. Para criar uma identidade visual, você precisa conhecer o seu público.
Ah, e alguns pontos precisam ser levados em consideração no momento da criação, por isso seguem dicas de “Como escolher as características de um rótulo de cerveja”?
Papel:
Há vários tipos de papéis que podem ser utilizados na produção dos rótulos de cerveja, assim como o papel couché brilho ou fosco, papel adesivo, vinil adesivo e substrato bopp.
Todos eles possuem cola na parte do verso do rótulo, para que assim a aplicação seja facilitada e, consequentemente, otimize a produção dentro da cervejaria artesanal. É importante que os papéis possam entrar em contato com a umidade, já que as cervejas são armazenadas em geladeiras e freezers.
Tamanho:
para ter uma leitura agradável e que atraia os consumidores, geralmente as cervejarias possuem o rótulo no tamanho de 100x90mm. É preciso se atentar as medidas do material, já que se ficar muito grande, as informações podem ficar desencontradas, dificultando a identificação da sua marca.
Lembrando que o rótulo também não deve ser muito largo, já que as garrafas possuem formatos arredondados e isso pode esconder dados em um primeiro instante.
Formato:
São diversos modelos à sua escolha, seja no formato abas, retangular, quadrado e redondo. Há também aqueles que possuem um design diferenciado.
Você precisa analisar a identidade visual da sua marca e escolher aquele que mais a caracteriza, para assim atingir o seu objetivo com o público e se tornar uma das favoritas no mercado.
Cores e informações:
assim como o formato, as cores precisam “conversar” com a identidade visual da marca de cerveja. Uma dica é que a maioria das empresas deste ramo possui a cor preta nos rótulos.
Se atente a escolha do tamanho e tipo de fontes que estarão nos rótulos, imagens e ícones. Você pode optar por um estilo mais vintage até ao que há de mais moderno em formas e letras no layout.
Os dados que precisam estar no material são: nome, data de fabricação da cerveja, teor alcoólico, volume do conteúdo, CNPJ e razão social do fabricante e ingredientes especiais, caso houver.
Com tudo pronto, vamos imprimir!
Para que os rótulos consigam desempenhar a função de atrair os olhares dos clientes, o recomendado é que a impressão seja feita em gráficas especializadas no produto, que pode te entregar um adesivo de alta qualidade, especial para vidro, e uma impressão que não vai ficar toda borrada quando a garrafa for para o balde de gelo, que se destaque na geladeira do bar.
Na PRINTMAX temos impressoras de rótulos para grandes quantidades (flexografia). Fazemos todo tipo de acabamento especial para rótulos, como laminação, verniz localizado, hot stamping, cold stamping e cortes especiais!
Fale com a gente, temos o material certo para a sua cerveja artesanal, agora você já sabe como ter um rótulo de cerveja com excelência e que gera resultado.
Até a próxima!