Tudo sobre FLEXOGRAFIA!

Existem diversos tipos de processos de produção gráfica. Para a impressão de embalagens, é utilizado o processo que chamamos de flexografia. Para que você entenda melhor sobre esse tema, preparamos um artigo explicando o que é flexografia. Vamos lá?

O que é Flexografia?

De forma bem direta e objetiva, a flexografia nada mais é do que uma maneira de impressão que é realizada por meio de um chapa que possui um relevo que é constituído por uma borracha chamada cliché.

 

Essa chapa recebe a tinta e a transfere para a superfície de destino, ou seja, a embalagem. Simplificando ainda mais, podemos dizer que o processo de impressão flexográfica é parecido com um carimbo, só que mais sofisticado!
Não existem dados que comprovem a origem desse processo, alguns dizem que ele surgiu na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Liverpool, em meados do século XIX, outros afirmam que a origem está nos Estados Unidos, no ano de 1860.
O que podemos afirmar é que no começo a flexografia era chamada de “impressão com anilina” e só no ano de 1952 durante o 14º Fórum do Instituto de Embalagens, seu nome foi mudado para o que conhecemos hoje.
Esse sistema de impressão pode ser usado em diversos produtos gráficos, mas sua utilização é recomendada principalmente na impressão de embalagens feitas de papel, plástico, folhas de alumínio e cartões.

Como funciona o processo de flexografia?

A área que será impressa é colocada em relevo. No momento da impressão somente as áreas em alto relevo recebem tinta, as demais, por serem mais baixas, não recebem a impressão.
Posteriormente, transfere-se a tinta do cliché para o suporte escolhido, como, por exemplo, inúmeros tipos de plástico. Estes, por sua vez, são utilizados em embalagens dos mais diversos tipos de produtos.
A chapa de impressão possui estrutura flexível, para que seja adequada aos cilindros da máquina flexográfica através de uma fita adesiva, tornando possível a impressão em vários materiais diferentes.
A máquina flexográfica é composta por um rolo tomador, que transfere a tinta para a matriz – o cliché de borracha. Por outro lado, a matriz é montada em um outro cilindro específico.


Uma das etapas principais consiste na aplicação das tintas, que podem ser de três tipos:

  1.  À base de solvente;
  2.  À base de água;
  3.  UV curável.


Principais Vantagens da Flexografia


O processo de flexografia possui inúmeros benefícios para quem o utiliza. Por isso, confira a seguir a lista com as principais vantagens da utilização da flexografia!


Qualidade da impressão


A flexografia é o processo mais eficiente para a fabricação de rótulos. Com o avanço da tecnologia e a digitalização de clichés, a flexografia promove uma impressão com alta qualidade, com níveis de resolução e lineatura totalmente elevados.


Redução de Custos


Como a flexografia dispensa a gravação de cilindros, os custos envolvidos em sua utilização são bem menores. Por isso, observa-se um grande crescimento na utilização deste processo.
A utilização de fotopolímeros ou elastômeros flexíveis elimina o uso de cilindros. Além disso, como estes materiais são mais acessíveis, os gastos com rótulos, etiquetas e embalagens são reduzidos e sua qualidade aumenta.


Flexibilidade da quantidade mínima


O advento da tecnologia também promove uma maior flexibilidade na quantidade mínima solicitada. Devido ao custo de gravação ser menor e a correção de cores ser mais rápida, podem haver alterações no projeto sem que haja uma grande diferença no valor final do pedido.

Vale ressaltar que o avanço tecnológico possibilita cada vez mais que essas impressões sejam otimizadas, ou seja, a tendência é que as máquinas flexográficas aumentem a capacidade de produção, otimizando os processos e aumentando a produtividade.
Como vimos ao longo deste artigo, a flexografia é um processo de impressão mais direto. Sua principal característica é que ela imprime em relevo, ou como é conhecida no mercado de impressão, em forma relevográfica.
Essa impressão funciona como uma espécie de carimbo nas embalagens em que são aplicadas, ela pode ser usada em diversas superfícies e traz muitas vantagens! Durante o processo de impressão são utilizadas tintas que podem ser feitas à base de água, curadas pela luz UV ou até mesmo solventes.
Vimos também que as impressoras flexográficas possuem grande produtividade, ou seja, imprimem grandes quantidades em pouquíssimo tempo!


Bom, chegamos ao final de mais um artigo, mas não fique triste!
Tem muito mais conteúdo vindo por aí, fique de olho no nosso blog para não perder nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
Ligue agora
Como chegar